Prefeitura Municipal do Rio Formoso - PE

  Página Inicial       Mapa do Site       Fale com a Ouvidoria                                  Busca  


>Portal Notícias - Prefeitura Municipal do Rio Formoso/PE
  Início | Secretaria de Saúde | SAMU

Secretaria de Saúde


SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU 192

BASE DESCENTRALIZADA RIO FORMOSO



INTRODUÇÃO


O campo de Urgência e Emergência é um importante componente da assistência à saúde devido à crescente demanda por serviços nesta área nos últimos anos, relacionado ao crescimento do número de acidentes, da violência urbana e à insuficiente estruturação da rede. Assim, como consequência, ocorre uma sobrecarga nesse tipo de serviço, transformando a Urgência e Emergência numa das áreas mais problemáticas do Sistema Único de Saúde.

O Atendimento Pré-Hospitalar Móvel: Serviço de Atendimento Móvel de Urgências e os serviços associados de salvamento e resgate, sob regulação médica de urgências e com número único nacional para urgências médicas – 192; tem um papel fundamental em todo esse processo participando ações relevantes, no atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, e na estruturação do atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192), atendimento hospitalar, transporte inter-hospitalar.



Como funciona o atendimento?


O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.


As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.


Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com o técnico de enfermagem e o condutor socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.




SAMU RIO FORMOSO


Criado em 06 de dezembro de 2003 de acordo com a portaria Nº 1.010, de 21 de MAIO de 2012 do Ministério da Saúde, que determina as diretrizes de implantação do SAMU, pelo então prefeito Dr. Heli Farias, é constituído pela seguinte equipe: Coordenadora Enfa. Dra. Renata Fernanda Cumaru S. Alves, Condutores: Nivaldo J. Correia L. da Silva, Edson S. de Araújo, José Mauro Medeiros Raposo, Othon Luís Correia Lins da Silva; Técnicos de Enfermagem: Ana Paula da Silva, Elvira Carneiro Lacerda dos Santos, Athos Clijane Batista Barros, Calciane Mª Nascimento Silva. Equipe esta que desde agosto de 2013 iniciou um processo de capacitação, com cursos de atendimento pré-hospitalar, urgência e emergência, bem como o reconhecimento de área de abrangência e o sistema de regulação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU consiste no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APHM), implementado em parceria com estados e municípios é composto pela Base Descentralizada regulada pela Central de Regulação de Urgência (telefone 192), atendida pela USB – Ambulância de Atendimento Suporte Básico, de transporte de urgência e de transporte médico inter-hospitalar e para ações de resgate.

A manutenção do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) é custeado com os recursos provenientes de repasses realizados pelo Ministério da Saúde, no entanto, este município ainda não está recebendo sendo o mesmo mantido com recursos municipais, o qual é utilizado com o serviço de manutenção mínimo. Apesar da escassez de recursos a Coordenação Municipal destaca os seguintes projetos relativos à área: